As melhores peças em Aço Manganês

O aço manganês, também chamado de aço austenítico ou Hadfield, está presente em peças de muitos setores, mas em especial nas áreas da siderurgia e da mineração. Peças fabricadas com esse magnífico aço são mais duras, firmes e resistentes, perfeitas para perfuração, trituração e todo tipo de processo que necessita peças que não se desgastam ao contato e fricção. 

Mas sua fundição não é simples. O aço manganês é extremamente difícil de se perfurar e de se trabalhar, sendo necessário o uso de maquinário avançado e até brocas com ponta de diamante para conseguir adentrar o metal. Por isso, poucas empresas são realmente especializadas nesse material. A Fundição Isoaço é uma dessas empresas, especialistas em confeccionar as melhores peças de aço manganês do mercado. 

Sendo uma fundição com sua sede em Cláudio, Minas Gerais, em pouco mais de 6 anos de mercado nossa empresa se tornou referência na fabricação de peças para mineradoras, siderúrgicas, indústrias ferroviárias e químicas, entre outros diversos setores. Nossas peças de aço manganês são trabalhadas com cuidado, nos mínimos detalhes, e cada medida e formato é pensado para atender a necessidade de nossos clientes de forma satisfatória. 

O Aço Manganês

Essa liga metálica composta de aço e de manganês é um material interessante, com muitas propriedades únicas. O aço manganês foi inventado por Sir Robert Hadfield, em 1882 e desde então tem sido amplamente utilizado em aplicações que requerem uma elevada resistência ao impacto e abrasão. 

Apesar de no aço comum comercial já existir uma pequena parcela de manganês presente, algo entre 0,15% a 0,8%, no aço manganês sua presença é bem mais predominante, podendo chegar até incríveis 18% na liga metálica. A adição desse mineral ao aço faz com que ele ganhe diversas características únicas como: alta resistência à abrasão e ao magnetismo, durabilidade maior e extrema dureza, que é ainda maior em sua superfície. Tudo isso é adicionado ao metal, sem que ele se torne mais quebradiço e frágil se a fundição for feita da maneira correta. 

Ele é tão duro e robusto que para fazer perfurações nesse material é necessário usar brocas com ponta de diamante ou outro equipamento igualmente poderoso e duro. Sabendo disso, a Fundição Isoaço escolheu andar sempre lado a lado com a inovação, tendo sempre à disposição a melhor mão de obra e tecnologia para entregar soluções eficientes aos setores com necessidade de boas peças fabricadas de aço manganês.  

Boas Peças Significam Mais Produtividade


Não é nenhum segredo que um maquinário para ser eficiente precisa ter boas peças à sua disposição. Em quaisquer setores, mas em especial no da mineração, a robustez e firmeza do equipamento é essencial para a alta produtividade. A extração de recursos naturais é algo árduo que precisa de maquinário potente e esse equipamento não pode parar. Uma broca de perfuração quebrada, um moedor de pedras engasgado ou qualquer outro problema significa muito menos produção no fim do dia. Por isso, peças de aço manganês são ideais para o trabalho que necessita de alta resistência ao impacto e que precisam resistir a todo tipo de condição extrema. 

Nossas peças possuem o certificado ISO 9001, um símbolo de confiança e qualidade conquistado com a constante entrega de qualidade. Boas peças significam mais otimização e produtividade, e elas você encontra aqui, na Fundição Isoaço. 

Processo de Fundição do Aço Manganês

O processo de fabricação de peças em aço manganês passa por diversas etapas, desde a solicitação do cliente até a entrega do produto. Tudo é feito de maneira ágil e com a intenção de evitar desperdícios e gastos desnecessários, o que impacta positivamente no bolso de quem compra. O processo principal, em resumo, é o seguinte: recebimento e realização do orçamento para o cliente, desenvolvimento do molde, selecionar matéria prima de qualidade, fundição do metal e confecção da peça, tratamento térmico, usinagem, inspeção final.


Orçamento


O primeiro passo é o contato direto com nosso cliente. A partir de uma comunicação clara e objetiva vamos receber o pedido, fazer a cotação de acordo com as especificações solicitadas e dar retorno ao cliente. Tudo isso com muita transparência e atenção por nossa parte. Somente após o orçamento ser aprovado iremos para a segunda fase. 


Desenvolvimento dos Moldes


Vamos projetar e produzir moldes de acordo com os requisitos dos desenhos. Moldes de madeira podem ser usados para produção única, mas para produzir em escala usamos os de plástico ou metal.


Selecionar Matéria Prima


Nessa parte vamos selecionar a matéria prima, nesse caso o aço e o manganês de qualidade que irá para a fundição. É importante sempre selecionar bem e nas proporções corretas para que o aço obtenha as propriedades desejadas. 

Derretimento e Derramamento do Aço Manganês

Escolhemos o forno de fusão apropriado, combinamos os elementos químicos e os metais necessários para a fundição e transformamos a mistura para o estado líquido. Essa mistura em alta temperatura será derramada na caixa com o molde, de forma em que tudo seja feito com o máximo de segurança possível, pois é um procedimento arriscado.

Tratamento Térmico

Após ser retirada do forno, a peça incandescente de aço manganês passa por um processo de têmpera em água. Esse tratamento é ideal para que o aço seja fortalecido e possa ser usado com mais segurança e confiabilidade, com menos riscos de imprevistos na composição do metal. 

Usinagem

Após retirar as peças do molde e da areia de moldagem ela passa pela usinagem, onde vão adquirir características importantes.

Inspeção

Para garantir o alto padrão de qualidade de nossas peças, realizamos uma inspeção detalhada de medidas, formatos, dureza e todos aspectos essenciais da peça. Tudo de acordo com as diretrizes presentes na ISO 9001

Fundição Isoaço

Nossa fundição atua no mercado com excelência na fabricação de aço e ferro fundido de vários tipos. Nosso objetivo é entregar a cada um de nossos clientes as ferramentas para um melhor desenvolvimento econômico, maior desempenho e segurança. Atuamos nos segmentos de siderúrgicas, mineradoras, grupos fertilizantes, indústria ferroviária, aciaria, cimenteira, indústria química de cerâmicas, produzindo itens, equipamentos e peças de primeira linha com diversos tipos de metais. 

Se você procura um fornecedor de confiança, com bons preços e condições, a Fundição Isoaço é a solução que você precisa.

Redes Sociais:   

Mais Posts